Cristianismo

Esboço 1

Sete Categorias no Cristianismo

de Cristãos, de “Igrejas”, de Doutrinas, de Práticas, de Liturgias, de Orações, de Fé:

(1) Paganizados ou Mísiticos... como Neo-Pentecostais que precisam do sobrenatual para serem religiosos buscando proveitos pra si. Têm Deus como servo obediente às suas orações.

(2) Profanizados ou Mundanos... como os Neo-evangélicos (gospels) que precisam imitar práticas mundanas para serem religiosos. Têm Deus como “da galera”, gosta do que gostam.

(3) Ascetizados ou “Fariseus”... como os Pentecostais que precisam da intransigência para serem religiosos medrosos de ter perdas. Têm Deus como exigente, castigador, vingativo, ditador.

(4) Cauterizados ou Indiferentes... estão em todas as igrejas, sem compromissos que os tirem de uma vida apática, inativa, sem atuação.

(5) Egocentrizados ou Sectários... não estão em igreja alguma pois nenhuma o satisfaz, todas tem defeitos que eles não podem suportar.

(6) Adequalizados ou Amoldados... Estão em todas as igrejas mas não são de nenhuma delas, pois não têm nenhuma convicção sobre nada.

(7)Os Convertidos ou Bíblicos... Se convertem em todo lugar, mas não conseguem ficar em qualquer lugar, pois o Espírito Santo os conduz a toda a verdade, não os deixam no heresia