Salmo 119 - A Grandeza da Bíblia

CONSIDERAÇÕES
(1)não se pode afirmar autoria e datas, com certezas
(2)objetivos percebidos:
... maneiras de encarar os ensinos de Deus
... afirmar que a Bíblia tem tudo essencial para os filhos de Deus
(3)palavras e termos que tem o mesmo sentido de Palavra de Deus:
... lei, decretos, mandamentos, ordenanças, testemunhos, juízos, preceitos
(4)é um acróstico pelas letras do alfabeto hebraico
... grupos de versos que iniciam com mesmas letras
(5)cada grupo de versículos, tem uma mensagem em especial, do salmista
.
.
.
ESTROFE 1... letra álefe
v1-8... salmista crer que Deus fez a Bíblia para ser observada
ele explica o que é ser obediente à Palavra de Deus, e reflete isto em sua vida
v1ss... ELE EXPRESSA O QUE É SER BEM AVENTURADO (feliz incondicionalmente)
... ele usa artifício poético hebraico, o paralelismo (=expressões dizendo a mesma coisa)
... ...os que trilham com integridade (verdade) os caminhos de Deus
... ...os que andam na lei do Senhor
... ...os que guardam os Seus testemunhos
... ...os que buscam agradar a Deus de todo coração
... =felizes os que observam as trilhas (os ensinos) da Bíblia
... ... ela um manual de existência para todo homem, se obedecer se dará bem
v4-8... ELE FAZ DUAS APLICAÇÕES SINCERAS PARA SUA VIDA
... 1ª (v4)... verdade básica: a Bíblia é para ser observada, atendida, diligentemente
... 2ª (v5)... seu grande desejo: trilhar-se pela Palavra de Deus
... ... "oxalá", quem dera que eu conseguisse completamente
... ... ... há mais anseio em agradar a Deus que fazer isto para seu próprio bem
... ... ele dá três motivos para ter este desejo em seu coração:
... ... ... (1)v6... a Bíblia nunca me será confusa (pra minha vida existencial e espiritual)
... ... ... (2)v7... o meu louvor não será mais anti-bíblico (identificarei o incoerente)
... ... ... (3)v8... nunca me sentirei desamparado (porEla, porDeus, pelasConsequênc dela)
.
.
.
ESTROFE 2... beth
v9-16... salmista afirma que a Bíblia também é para a mocidade 
v9... ele afirma: só  pela Biblia um jovem será puro
... considerando algumas características na juventude...
... ... energia, desejos à flor da pele, rebeldia, atração pelo prazer
... ... um jeito diferente de fazer o que se deve fazer
v10-16... ele assume papel de jovem e argumenta o que afirmou no v9
... (o que fazer com a Bíblia para aproveita-la ao máximo na mocidade)
... v10... buscar a Palavra de todo coração, aprender
... v11... guardar a Palavra de todo coração, apreender
... v12... reconhecer: "bendito é o Senhor", conforme a Bíblia 
... v13... falar mais da Bíblia, nao usarei errado os meus lábios
... v14... ser alegre na convivência com a Palavra, 
... v15... meditar - buscar viver o ensino bíblico 
... v16... buscar não esquecer, negligenciar os ensinos dela
.
.
.
ESTROFE 3... guimel
v17-24... salmista diz que para observar a Bíblia dependemos de Deus
Deus cria mecanismos para que obedeçamos a Sua Palavra
a Teologia, pelo Novo Testamento, diz que é a Graça (um kit de ações divinas nisto)
v17... ele afirma: "Faze bem" - "Observarei Tua Palavra"... ele pede a Deus:
...(1)v18... desvenda meus olhos - tudo que preciso saber nela
...(2)v19... me faz entender a Tua vontade - discernimento, bom senso
...(3)v20... me dá desejo de seguir a Bíblia - de obedecer a Tua Palavra
...(4)v21s... me proteja dos iníquos - hereges, ensinos errados
...(5)v23... me leves a Te obedecer diante das adversidades - Sl.138
...(6)v24... me levas a ter a Bíblia como Conselheira - sem esoterismos, sobrenaturalidades
.
.
.
ESTROFE 4... dálete
v25-32... salmista crê que nos expondo a Deus, facilita compreender Sua Palavra
v25s... "eu me confesso", "eu me coloco em meu lugar"
... como fruto da minha convivência com Tua Palavra
v27-32... Isso tem produzido bons resultados na vida do salmista:
...(1)v27... me faz entender a Tua vontade pra minha vida
...(2)v28... sou fortalecido diante das circunstâncias tristes
...(3)v29... o caminho falso é desviado de mim
...(4)v30... sou incentivado ao caminho da fidelidade
...(5)v31... me apego aos interesses do Senhor
...(6)v32... meu coração se abre para Teus caminhos
.
.
.
ESTROFE 5... letra He
v33-40... salmista pede sabedoria para usufruir o máximo da Palavra de Deus
pede isto de duas formas: com uma declaração e sete pedidos
DECLARAÇÃO... v40, anelo, anseio (mesmo sentimento/aspiração do apaixonado)
...1. pelas Tua palavras, ensinos, orientações, Bíblia, ordens
...2. ser vivificado, revigorado, alimentado, pelas Tuas palavras
SETE PEDIDOS... =conversão, =fé, =Espírito Santo, =nova natureza
... v33. ensina-me o caminho, a direção... Jo.16:13 (o E.S. faz), Tt.2:11-14 (a Graça faz)
... v34. dá-me entendimento, discernimento, revelação (=compreensão) da Bíblia
... ... 1Jo.2:20,27, o Espírito faz isto
... v35. faze-me andar pela Bíblia, pelos caminhos apontados por ela
... ... obedecer a Bíblia não é favor a Deus, mas ao bem do obediente
... v36. inclina meu coração para ela... Jr.31:31-34, 32:38-41 Deus já faz isto nos salvos
... v38. confirma a bênção de atendê-la
... ... no mínimo agrada a Deus, se agrada a Deus, nos faz bem, (no mínimo pela fé)
... v37,39. desvia os meus olhos para...
... ... os valores apontados pela Bíliba
... ... uma vida respeitada por todos
.
.
.
ESTROFE 6... letra Vav
v41-48... salmista pede misericórdia a Deus pra sua vida
que tal misericórdia se manifeste através do seu convívio com a Bíblia
pede (v41) com três manifestações espontâneas em sua vida, no seu cotidiano (v42-48):
(1)v42s... RESPOSTAS BÍBLICAS ANTE AFRONTAS E QUESTIONAMENTOS 
... ...1Pd.3:14s... respondam mansos sobre vossa fé, e serão felizes mesmo perseguidos
... ...um autor: quem anda perto de Deus, não se ofende ante insultos
... ... ... Ele dá sabedoria, compreensão, simpatia, duas milhas, "não sabem o que fazem"
(2)v44ss... UM CORAÇÃO CONTEMPLATIVO DA BÍBLIA (apaixonado, desejoso)
... isso produz dois frutos:
... ...v45... qto mais preso à Bíblia, mais livre (conhecereis a verdade, ela liberta, Jo.8:32)
... ...v46... mais se tem o que falar de Deus aos homens
(3)v47s... UMA ALMA FELIZ E REALIZADA COM A PALAVRA DE DEUS
... algumas expressões do salmista neste sentido:
... ... eu amo Tuas palavras
... ... deleito-me em Teus preceitos
... ... levantarei mãos, mostrarei prazer por Tuas vontades
... ... meditarei nos Teus caminhos para a minha vida
... expressões que tem a ver com palavras dum apaixonado, desejoso da Bíblia
.
.
.
ESTROFE 7... letra zayin
v49-56... o salmista diz sobre a trilha que ele quer andar em sua vida
três argumentos: Declaração, consequências e o significado disto
v49s... A DECLARAÇÃO: "quero trilhar pelo ensino da Bíblia"
... "me fizestes esperar" = descansar, cruzar braços, só acreditar
... o ensino dela tem feito duas coisas (desse jeito)... consolo e vigor
... ...uma paráfrase diz: consolo no presente, esperança no futuro (ação da Graça)
v51ss... TRÊS CONSEQUÊNCIAS: do desejo de trilhar a Bíblia
... (1)v51... sou zombado pelas pessoas que querem experiências emocionais
... ... o ensino bíblico não emociona, é racional, é de ação consciente
... (2)v52... sou levado a fugir das novidades religiosas (atraentes aos ímpios)
... ... lembro-me da adoração de sempre / muitos julgam cultos pelas novidades nele
... (3)v53... não me ajusto com os que praticam as novidades (saem dos juízos antigos)
... ... gosto de ser tradicional deixando o Espírito fazer mudanças ao jeito dEle
v54ss... O SIGNIFICADO DISTO: do meu desejo de trilhar a Bíblia
...v54... Tua Palavra é doce como cânticos
...v55s... Tua Palavra não sai da minha mente
.
.
.
ESTROFE 8... letra heth
v57-64... o salmista entende que a Bíblia o leva a ver Deus como sua grande riqueza
v57... ELE FAZ A DECLARAÇÃO, como sendo sua prioridade
... motivação para desejar obedecer a Bíblia (faz promessa)
v58-64... FAZ UMA ORAÇÃO COM DOIS RECADOS... recados bem definidos
...v59-63... cinco maneiras de cumprir a promessa de obedecer a Bíblia (continuar fazendo)
... ...(1)v59 = manter a vida sempre mirada nos ensinos bíblicos - "voltar os pés"
... ...(2)v60 = ter pressa quando for pra obedecer as Escrituras - não importa prejuízos
... ...(3)v61 = não cair nos laços dos ímpios contra a Bíblia
... ...(4)v62 = ser grato todo tempo pelas determinações do Senhor - mesmo sem gostar
... ...(5)v63 = manter comunhão com quem tem o que me ajudar em agradar Deus
...v58,64... dois pedidos de auxílio no cumprimento desta promessa
... ...(1)v58 = tenha piedade, paciência comigo
... ...(2)v64 = seja benigno comigo, como tem sido com o mundo inteiro
.
.
.
ESTROFE 9... letra teth
v65-72... o salmista da testemunho de quem aplica a Palavra de Deus na vida
... é o testemunho dele mesmo, lembrando que é o Espírito que aplica a Bíblia em alguém
... ele faz esta declaração em três perspectivas: a dele, a de Deus e a dos outros
... depois ele faz uma conclusão
...v65s... QUANTO A DEUS: como sua relação com a Bíblia O leva a ver o salmista
... ... com bondade (misericórdia) (v65), e Graça, não ajusta Deus a nós, mas nós a Deus
... ... "me conduz" por: bom juízo/justiça (obediência, dedicação, exclusividade pela fé
... ... ... também por ciência, sabedoria, da Palavra, o espírito da Bíblia
...v67s71... QUANTO A ELE MESMO: como a Bíblia o leva a ser ver
... ... v67 - não me extravio mais, depois de afligido, Jo.10:28, Rm.8:38s
... ... v68 - estou fazendo mais o bem, e desfrutando mais do bem que o Senhor faz
... ... v71 - entendo melhor as aflições que me cercam, aprendo com elas
...v69s... QUANTO AOS OUTROS (soberbos): como a Bíblia o leva a os ver
... ... v69 - como inimigos - "os amo como ensina a Palavra de Deus" (extremo em Jesus)
... ... v70 - como insensíveis - oportunidade de deleitar em agradar a Deus com eles
... CONCLUSÃO (v72)... por isso tudo, a Bíblia é mais cara que todo o mundo
.
.
.
ESTROFE 10... letra yode
v73-80... o salmista crer que o Criador tem autoridade para guiar os seus pela Bíblia
com duas Afirmativas, uma certeza e uma declaração
v73s... DUAS AFIRMATIVAS: uma sobre Deus e outra sobre ele
... v73 - sobre Deus: me criou, com detalhes, sabe tudo que não sei
... v74s - sobre ele: é de Deus, busca a Bíblia e se alegra muito
... ... tem nova natureza - índole para Deus (nova criatura e conversão)
v76-79... UMA CERTEZA: a ajuda divina (Graça) usando um instrumento e dois atos:
... v76s - usando de misericórdia (benignidade) com dois objetivos:
... ... ... (1)consolo, fortalecimento (2)e vida abundante, deleite
... v78s - promove dois atos pelos preceitos da Bíblia na vida
... ... ... (1)afasta soberbos, envergonhando-os, (2)e atrai os eleitos, a igreja, bens
v80... UMA DECLARAÇÃO: tenho tudo pra ter um coração de acordo com a Palavra
... diante de tudo que foi visto no texto
... ...(1)a Bíblia, (2)Deus me conhece, (3)sou nova criatura, (4)misericórdia que fortalece
... ...(5)vida abundante, (6)afasta ímpios e males, (7)atrai eleitos, igreja, e bens

.